Mitos e verdades sobre o mosquito da dengue

Muito se fala sobre o mosquito da dengue. Não, eu não estou brincando. Realmente se fala muito sobre o cidadão. Por vezes se fala sem conhecimento de causa, muitas vezes o mosquito é vítima do senso comum. O CH3 apresenta aqui um texto final, que responderá quaisquer dúvidas que possam existir a respeito desse ser.

O Mosquito da Dengue só age em baixas alturas?
De fato, o mosquito não consegue alçar vôos altos. Em tese ele não conseguiria subir além do primeiro andar naturalmente. Mas, ele pode pegar o elevador e atacar o prédio inteiro. Ele também poderia subir pela escada, mas todo mundo sabe que subir pela escada cansa muito mais. Voar, voar, subir, subir. Já dizia o Sonho de Ícaro.

Qual é o raio de ação do mosquito?
Normalmente o mosquito não voa além de 3km por conta própria. Mas o mosquito pode pegar carona em ônibus, carros e até mesmo, porque não, em aviões e espaçonaves. Indo, conseqüentemente, para qualquer lugar do país, do mundo e da galáxia – desde é claro, que os seres humanos proporcionem essa chance ao mosquito.

E isso pode gerar problemas diplomáticos?
Sem dúvida sim. Se você fosse presidente de um país e descobrisse que mosquitos da dengue têm entrado ilegalmente no seu território, como você reagiria? Provável que seja criada alguma burocracia diplomática para resolver esse problema. Mosquitos não costumam a ter passaportes.

Qual é o signo do mosquito?
Bem, qualquer um. Eles nascem todos os dias, em todos os meses. E eles não acreditam nessa bobagem.

Ele pica de noite?
Pica sim, mas apenas a senhora dona mosquita, esposa dele. É uma intimidade do casal que deve ser respeitada, como toda pica de noite.

E o mosquito é bom de cama?
Existem mais mosquitos do que seres humanos no mundo. Pense nisso.

Ele torce para algum time de futebol?
Por conta das listras em preto e branco o mosquito tende a torcer pelo Atlético-MG ou para o Botafogo. Como eles vivem apenas 40 dias, eles estão acostumados a não ver seus times serem campeões. Mas isso não implica em preferências futebolísticas na hora de escolher suas vítimas. Flamenguistas são as vítimas preferenciais, mas é apenas uma questão estatística.

Comer alho espanta o mosquito?
Depende. Se você comer um dente inteiro de alho você espanta o mosquito sim. E também o seu cachorro e toda a sua família. É muito provável que você tenha que, inclusive, jogar a sua escova de dente fora.

O Tipo Sanguíneo influencia?
Não. Assim como já foi dito que o mosquito é um profissional, ele também é total flex. Tipos negativos costumam a gerar problemas digestivos, mas nada que um engov ou um Activia não resolva.

O mosquito mata?
Não. O mosquito só faz o furo, quem tira a vida é deus. Não é nenhum caso na história de alguma pessoa que tenha sido morta por picada de mosquito. Como mosquitos não têm porte de arma, eles não têm outra forma de ataque. Portanto isso é uma lenda.

Ar Condicionado mata o mosquito?
Sim. Se por algum acaso o aparelho cair da parede em cima do mosquito, o mosquito morrerá. Você também teria boas chances de morrer, caso isso acontecesse com você. Em qualquer caso, consulte esse post do CH3 para saber como acabar com o problema.

O mosquito só se desenvolve na água limpa?
Bem, se você perguntar pro mosquito se ele quer água limpa ou suja, é claro que ele vai responder que prefere a água limpa. Você também preferiria. Mas, é preciso sobreviver de algum jeito. Portanto, se só tiver água suja no lugar, ele vai usá-la. Logo, não acredite no seu cunhado que disse que não deu descarga pra se prevenir contra o mosquito da dengue.

Se você tem mais alguma dúvida, pergunte para nós. E que nós, bem, nós responderemos.

Comentários

Guilherme disse…
Estou comentando apenas para ilustrar o post com a minha imagem.